O novo Audi A5 Cabrio está a chegar ao mercado com preços a partir dos 56 mil euros da versão 2.0 TFSI de 190 cv. Tem uma carroçaria mais volumosa do que a anterior, tendo em conta a plataforma MLB que partilha com o coupé e o sportback, já disponíveis no mercado.
DESIGN. O Cabrio é a terceira carroçaria desta família de modelos e, como não podia deixar de ser, tem grandes semelhanças com os restantes A5, salvo em algumas particularidades que têm a ver com a sua arquitectura. Os pilares dianteiros são mais grossos, para aumentar a rigidez e o pára-brisas é menos inclinado do que o do coupé.
O novo Cabrio cresceu 4,7 cm no comprimento (4,67 m) face ao seu antecessor, mas a distância entre-eixos (2,76 m) apenas ganhou 14 mm. A diferença é insignificante, mas um desenho mais compacto dos bancos permitiu oferecer mais espaço (não muito), especialmente ao nível dos joelhos dos ocupantes dos bancos traseiros.
HABITÁCULO. A imagem do habitáculo tipo 2+2 não difere do que é conhecido nos restantes A5. Só há diferenças em detalhes como a proposta de microfones nos cintos de segurança dianteiros, de forma a melhorar a captação das ordens para os comandos por voz, disponíveis nas opções com mais equipamento. É um detalhe curioso, mas é opcional e custa dinheiro…
A principal novidade passa pela capota de lona que permite a abertura e fecho em 15 e 18 segundos, respectivamente, mesmo com o carro em movimento, a uma velocidade até aos 50 km/h. São valores semelhantes aos da capota de lona do rival Mercedes Classe C Cabrio, mas bastante mais rápidos que os do tejadilho rígido retráctil do BMW Série 4 Cabrio.
MOTORES. Na fase de lançameto em Portugal, o Audi A5 Cabrio está disponível com dois motores 2.0 litros com 190 cv de potência: o diesel TDI e o gasolina TFSI, que, sendo mais barato é um alternativa mais do que interessante para quem não percorre milhares de quilómetros por ano. Mais tarde, vai surgir o 3.0 TDI com 286 cv. As caixas de velocidades são manuais de 6 velocidades ou, em opção, automáticas S tronic de 7 velocidades. A tracção total permanente quattro é outra das opções.
FICHA TÉCNICA
Motor |
2.0 TDI |
3.0 TDI V6 |
2.0 TFSI |
Cilindrada (cc) |
1.968 |
2.967 |
1.984 |
Potência máxima (cv/rpm) |
190/3 800 |
218/4.000 |
190/4.200 |
Binário máximo (Nm/rpm) |
400/1.750 |
400/1 250 |
320/1.400 |
Velocidade máxima (km/h) |
232 |
241 |
239 |
0 a 100 km/h (s) |
7,8/8,3 |
7,8 |
7,6/7,9 |
Consumo médio (l/100 km) |
4,5 |
4,9/5,2 |
5,9/6,1 |
Emissões de CO2 (g/km) |
118/127 |
137 |
136 |
DIESEL |
P.V.P |
2.0 TDI 190 cv S tronic |
58.010,00 |
2.0 TDI 190 cv S tronic quattro |
61.510,00 |
2.0 TDI 190 cv S tronic Sport |
60.760,00 |
2.0 TDI 190 cv S tronic quattro Sport |
64.260,00 |
2.0 TDI 190 cv S tronic Design |
60.760,00 |
2.0 TDI 190 cv S tronic quattro Design |
64.260,00 |
GASOLINA |
P.V.P |
2.0 TFSI 190 cv |
56.000,00 |
2.0 TFSI 190 cv S tronic |
58.450,00 |
2.0 TFSI 190 cv Sport |
58.750,00 |
2.0 TFSI 190 cv S tronic Sport |
61.200,00 |
2.0 TFSI 190 cv Design |
58.750,00 |
2.0 TFSI 190 cv S tronic Design |
61.200,00 |